O QUE É UM CENTRO ESPÍRITA?
Um centro espírita é o local no qual um grupo de pessoas se reúne para estudar, trabalhar e praticar os ensinamentos de Jesus de acordo com a compreensão oferecida pelo Espiritismo.
Nele, há oportunidades de aprendizado para todas as idades, e tudo que é feito tem o objetivo de ajudar as pessoas a compreenderem as leis espirituais e o sentido da vida.
Sua missão é estimular o estudo e a divulgação dos princípios espíritas para que isso ajude a esclarecer, consolar e incentivar a transformação moral das pessoas, ajudando na formação do homem de bem e na construção de um mundo melhor.
Os centros Espíritas são casas onde as crianças, os jovens, os adultos e os idosos têm oportunidade de conviver, estudar e trabalhar, unindo a família sob a orientação do Espiritismo.
O QUE É O ESPIRITISMO?
O Espiritismo é uma doutrina que une ciência, filosofia e religião. Seus princípios foram organizados por Allan Kardec a partir das informações obtidas dos Espíritos durante reuniões mediúnicas.
Difere um pouco do tradicional conceito de religião por não ter a intenção de impor crenças, não prescrever a conversão como regra de salvação, não ter rituais e nem hierarquias religiosas.
Ciência de observação
Estuda a natureza, a origem e o destino dos Espíritos, bem como suas relações com o mundo material.
Seu objetivo principal é ajudar o ser humano a compreender quem é, de onde vem, para onde vai e por que passa por certas experiências na vida.
Convida cada pessoa a estudar, analisar, refletir e buscar a própria transformação moral, com liberdade e consciência, tendo os ensinos e exemplos de Jesus como guia nesse processo.
O Espiritismo nos ensina que:
Deus é a inteligência suprema e
causa de todas as coisas.
Reencarnamos para aprender, reparar, evoluir.
A lei de causa e efeito explica nossas dores, conquistas e desafios.
A alma continua viva após a morte do corpo.
Podemos nos comunicar com os Espíritos, que são as almas das pessoas desencarnadas.
A prática do bem, do perdão e da caridade é o caminho para o progresso espiritual.
É, portanto, uma proposta de esclarecimento, consolo e esperança, que mostra que a vida continua, que todos estamos destinados ao progresso e à felicidade, e que tudo depende dos nossos esforços.
